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SEO PARA ADVOGADOS

Ao compreender a importância do SEO para os Advogados, você estará à frente de centenas de milhares de profissionais e muito mais perto de ter o seu escritório na primeira página do Google.

Ocupar as primeiras posições traz mais autoridade para seu escritório, um aumento no número de acessos ao seu site,  um aumento na captação de Clientes e, por consequência, um maior faturamento para a sua advocacia.

Você apreenderá tudo o que precisa saber sobre SEO para Advogados agora!

Sumário

O que é SEO?

Existe mais de 2 bilhões de sites na internet e, certamente, muitos deles abordam os mesmos assuntos.

Então, quando você faz uma busca, qual é o critério que o Google utiliza para escolher os sites que vão aparecer nos resultados?

A resposta para esta pergunta é o SEO!

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, que em bom português significa “Otimização para os Motores de Busca”.

Mas o que realmente isso significa?

SEO é um conjunto de técnicas, estratégias e ações que buscam demonstrar para o Google que o seu site é o melhor para responder a dúvida do usuário que pesquisou sobre um tema relacionado a sua área de atuação.

Quanto mais otimizado é o seu site, mais o Google confia em você e mais vezes ele vai mostrar o seu site nos resultados das buscas.

E como o SEO pode ajudar o Advogado?

Uma campanha de SEO bem-sucedida vai melhorar o posicionamento do seu site e levá-lo até a primeira página do Google.

O Advogado que ocupa a primeira página do Google tem muitas vantagens:

 

Quando bem feito, o SEO supera absolutamente todos os outros canais de prospecção de Clientes, incluindo os anúncios pagos, as redes sociais e até o boca a boca.

A Jornada do Cliente do Advogado.

Basicamente, o Cliente passa por 3 estágios antes de tomar a decisão de contratar um Advogado.

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1 – Cliente Inconsciente

Este Cliente está no topo do funil. Ele ainda não sabe que possui um problema e justamente por isso ainda não está preparado para contratar o Advogado.  

Pense no trabalhador que não sabe que deveria receber hora extra quando a empresa pede para que ele volte mais cedo do horário do almoço para concluir uma tarefa.

Se ele desconhece esse direito, ele não está procurando por um Advogado.

O Cliente nesta fase é passivo. É preciso que o conteúdo (saber que possui esse direito) chegue até ele. Para isso, as Redes Sociais como Facebook e Instagram são as melhores ferramentas.

Mas ter o conhecimento sobre o problema que possui, ainda não quer dizer ele vá contratar um Advogado.

 

2- Cliente Consciente

Este Cliente está no meio do funil. Ele já possui conhecimento sobre um problema que possui e começa a buscar mais informações.

E onde a maioria das pessoas busca informações? No Google!

É neste momento que você precisa aparecer para o seu futuro Cliente.

A decisão de contratar um Advogado não é imediata. Leva tempo até que o Cliente Consciente esteja preparo para contratá-lo.

Ele precisa confiar em você e pare isso posicionar-se como referência na área é essencial.

Um site bem construído, com conteúdos que esclareçam as dúvidas do Cliente e ter a “chancela” do Google ajudam nesta tomada de decisão.

 

3- Cliente Que Busca Por Uma Solução

Este Cliente está no fundo do funil. Ele sabe que tem um problema e já tomou a decisão de contratar um Advogado.

Neste caso existem duas situações.

  • O Cliente Consciente que descobriu o seu site e gradativamente passou a confiar em você e agora vai contratá-lo.
  • O Cliente Que Busca Por Uma Solução e ao realizar uma busca no Google encontra você. Para este Cliente é ainda mais importante tem um bom site, um bom conteúdo e a “recomendação” do Google, porque ele precisa encontrar logo alguém em quem confiar.

Quando adotamos uma estratégia de SEO, o objetivo é atrair Clientes de meio e fundo do funil.

Eles estão mais propensos a contratar você.

SEO para Advogados: como colocar meu site no Google?

O algoritmo do Google analisa mais de 200 fatores antes de recomendar um site para o usuário que realizou uma busca.

Além disso, todos os anos o algoritmo do Google passa por mais de 300 atualizações. É quase uma atualização por dia!

Tudo isso torna praticamente impossível para o Advogado conseguir otimizar o seu site sozinho.

Por isso é tão importante contar com um Consultor de SEO dedicado ao seu site.

seo para advogados

Talvez o ponto mais importante dentro da estratégia de SEO para Advogados seja construir bons conteúdos.

Lembre-se, seu futuro Cliente está buscando por respostas para uma dúvida/problema que possui ou buscando a contratação imediata de um Advogado.

Então quanto mais compatível o seu site for em relação ao que o Cliente buscou, mais fácil será do Google recomendar o seu site.

Por exemplo: Se você quer atrair o Cliente que busca no Google por “o que fazer se meu chefe me ofendeu”, você deve ter uma página no seu site explicando sobre o Assédio Moral e quais os direitos do seu Cliente quando isso ocorre.

Mas construir conteúdo leva tempo. Principalmente porque o próprio texto deve respeitar os parâmetros exigidos pelo SEO.

Mas fique tranquilo, um bom Consultor de SEO também é capaz de te ajudar com isso.

O que o Advogado deve esperar de uma otimização de SEO?

A primeira coisa é entender que SEO é um trabalho de longo
prazo
.

A depender da concorrência para cada Palavra-Chave (palavras
e termos que o usuário digita ao realizar uma busca, por exemplo “advogado trabalhista”,
“aposentadoria por idade”, “o que fazer se meu cartão foi clonado”)
, o
resultado pode demorar de 6 a 12 meses para aparecer.

Mas ao longo de todo este tempo é possível acompanhar a

evolução no posicionamento do site e já começar a colher os frutos de cada vez
mais aparecer nas primeiras posições do Google. 

O SEO levará o Advogado a outro patamar.

seo para advogados

Fazer SEO ou investir no Google Ads?

Se o objetivo é aparecer no Google, por que então não investir direto nos anúncios do Google?

Desenvolver um trabalho de SEO não impede você de realizar anúncios no Google. São estratégias complementares.

Em ambos os casos, estamos em busca dos Clientes de meio e fundo de funil, entretanto, é preciso fazer algumas ressalvas quanto ao Google Ads.

  • Os anúncios estão cada vez mais caros.

Anunciar no Google exige investimento e o valor necessário para ocupar as primeiras posições está cada vez mais alto. Desde que a OAB autorizou aos Advogados  a investir em anúncios, os preços não param de subir. A Palavra-Chave “Advogado Trabalhista” passa dos R$ 10,00 POR CLIQUE na cidade de São Paulo.

  • Cliques falsos

Sempre que um usuário clica no seu anúncio você deve pagar ao Google. E o Google não faz distinção se o quem clicou no seu anúncio foi seu concorrente, um estudante de Direito, ou se o usuário clicou por acidente. Você pagará ao Google em todas as situações.

  • 1 Anúncio, 1 Serviço

Este é um dos principais problemas do Google Ads. Mesmo que você atue apenas na área Previdenciária, você não poderá realizar um único anúncio para todos os benefícios do INSS. Afinal, o Cliente que busca por “Pensão Por Morte” não quer ver um anúncio de “BPC”. Logo, é preciso dispor de muito investimento para conseguir captar Clientes para os diversos serviços que você oferece.

  • Sem dinheiro, sem Clientes

Se você deixar se investir, seu site simplesmente desaparece do Google.

O SEO elimina todos estes problemas.

Mesmo que o resultado não seja de curtíssimo prazo como o Google Ads, o SEO traz resultados mais consistentes e perenes. Isto porque, no momento em que o Advogado consegue posicionar o seu site nas primeiras posições para determina Palavra-Chave, ele aparecerá a cada nova busca sem a necessidade de investir e perder dinheiro com cliques que não geram faturamento para o escritório.

Além disso, a estratégia de SEO permite que ao Advogado buscar as melhores posições do Google para diversas Palavras-Chaves.

E quando ele chegar ao topo do Google para uma determinada Palavra-Chave, ele pode começar a escalar outras Palavras-Chaves sem medo de perder a posição que conquistou.

É um efeito bola de neve.

seo para advogados

Vamos fazer uma conta juntos.

Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, existem 3.580 buscas para a Palavra-Chave “Aposentadoria Especial” e cada Advogado que anuncie para esta Palavra-Chave paga ao Google R$ 1,78 POR CLIQUE.

As primeiras posições do Google recebem em média 38% de todos os cliques, ou seja, 1.360 cliques.

O Advogado que anuncia precisaria desembolsar mensalmente R$ 2.420,80 somente em anúncios para esta Palavra-Chave. Ainda é possível que exista o investimento em um Gestor de Tráfego que cuidará destes anúncios.

OU seja, o Advogado precisaria investir mais de R$ 3.000,00 mensais. Para uma única Palavra-Chave. Sem garantir de retorno.

Por um valor bem inferior é possível ter um Consultor de SEO trabalhando mensalmente para otimizar o seu site para esta e outras dezenas de Palavras-Chaves.

Fazer SEO ou investir nas Redes Sociais?

Definitivamente não cabe fazer uma comparação entre os dois canais.

Porque cada um deles tem focos diferentes.

A verdade é que muitos Advogados passaram a acreditar que o Instagram é a melhor ferramenta de captação de Clientes e isso não é bem verdade.

Nas Redes Sociais há uma linha muito tênue entre “o que é uma pergunta e o que é uma consulta” e muitos profissionais se veem em maus lençóis… Acabam trabalhando “de graça”.

Por outro lado, as Redes Sociais proporcionam que o trabalho do Advogado tenha um alcance muito grande. Mas será que isso é realmente bom?

De todas as pessoas que visualizam aqueles Reels, quantos realmente são potenciais Clientes?

Além disso, também precisamos considerar o mais importante: Nas Redes Sociais, o Advogado se comunica com o Cliente Inconsciente. Então existe uma longa jornada até que o Cliente de fato esteja preparado par a contratar o Advogado.

Nós acreditamos que as Redes Sociais são um excelente complemento ao trabalho de SEO. Já que uma vez o Cliente tenha encontrado o Advogado no Google, é natural que ele queira saber mais sobre ele. E aí, sim, entra o trabalho bem executado nas Redes Sociais.

O Conteúdo é REI!

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Aqui está um dos grandes segredos do SEO!

Todo mundo que realiza uma busca no Google espera encontrar uma resposta, certo?

Seu Cliente não é diferente. Todos os dias bilhões de pesquisas são feitas. São milhares de pessoas buscando entender melhor sobre os seus direitos.

Então de nada adianta o seu site ter apenas a informação de que você atua em determinada área. Seu site deve ajudar o Cliente a esclarecer a sua dúvida.

Este é o segredo!

Mas não basta escrever de qualquer jeito. Lembra que falamos que o SEO possui mais de 200 métricas de avaliação? Muitas delas estão na análise da estrutura de um texto. Do seu texto.

O Google se preocupa muito em oferecer a melhor resposta para cada busca que recebe, então você precisa produzir o melhor conteúdo.

E aqui eu tenho duas dicas:

  • Esqueça o “jurisdiquês”. Você já fez uma pesquisa sobre saúde? Se o Google quer a melhor resposta possível, por que ele não mostra os sites de revistas científicas ou as teses de universidades? Porque ele sabe que dificilmente o usuário vai compreender os termos técnicos. Então ele busca o melhor conteúdo que “traduzir” a linguagem técnica. É isso que você fazer.
  • Escrever artigos demanda tempo! E nós sabemos que na rotina do Advogado já é cheia de prazos. Por isso, vale a pena alinhar com o seu Consultor de SEO a construção destes textos, ficando a você apenas o trabalho de revisar o trabalho.

Backlinks: O amigo do meu amigo é meu amigo.

Este é um ponto crucial e determinante para o sucesso do trabalho
de SEO.

Backlinks nada mais é do que um outro site citando o seu site.

Sabe quando você está lendo um texto e existe uma palavra em destaque, funcionando como uma espécie de botão que te leva para outra página/site?

Isto é backlink.

Quando o seu site recebe muitos backlinks, o algorítmo entende que você é uma referência na área. Que seu conteúdo é útil para outras pessoas e passa a dar mais importância para o seu site.

Mas como conseguir backlinks? Mais uma vez o trabalho do 
Consultor de SEO é essencial. Ele atuará para conseguir que seu artigo e seu site ganhe visibilidade. É um trabalho de formiguinha, muito similar ao trabalho de uma assessoria de imprensa. 

Conclusão

Neste texto, busquei trazer para você informações sobre o que é e quais os aspectos mais relevantes de um trabalho de SEO.

Também fizemos uma comparação entre o SEO, os anúncios pagos no Google e as Redes Sociais.

O fato é que poucos Advogados identificaram todo o potencial que o SEO oferece para o crescimento do seu escritório.  

O SEO é um trabalho de longo prazo, que exige paciência, mas que, uma vez bem estruturado, possibilita ganhos extraordinários.

Quer saber como o Google vê o seu site hoje? Peça por uma análise! É gratuita!

BÔNUS - Mapa de Oportunidades

Nós queremos mostrar a você o potencial que o Google possui para o seu escritório. Procure sua cidade e faça o download de um material rico com informações sobre as principais buscas relacionadas a sua área de atuação.

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